Nasceu e foi criada no Rio de Janeiro onde começou seus estudos de balé. Sua carreira profissional iniciou-se na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba) e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil, em Madrid (Espanha), em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas.
Optando por continuar sua carreira no Brasil, foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro como Primeira Bailarina.
Entre os muitos títulos, recebeu da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro o de Embaixador da Cidade do Rio de Janeiro e da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O Ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a em 1997 “Chevalier Dans L’Ordre des Arts et des Lettres” e em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe-1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. Em 2002 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendador, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à Cultura no país, e em 2004 recebeu a Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Como artista convidada dançou com importantes companhias tais como Saddler’s Wells Royal Ballet ( Londres –Inglaterra ), Ballet Nacional de Cuba e no Ballet da Ópera de Roma ( Itália).
Já se apresentou praticamente em todos os Estados do Brasil, com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro ou com Companhias e Academias de Ballet dos diferentes Estados. Levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos “Ana Botafogo In Concert” e “Três Momentos do Amor” .
A divulgação da dança é uma preocupação constante de Ana Botafogo que leva sua arte para todos os cantos do Brasil, assim como, ministra palestras com o intuito de estimular jovens bailarinos aos encantos dessa profissão. É considerada tanto pelo público como pela crítica , uma das mais importantes bailarinas brasileiras.