sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ana Botafogo


ANA BOTAFOGO é Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro já tendo se apresentado em vários países da Europa e das Américas do Norte, Central e do Sul.
Nasceu e foi criada no Rio de Janeiro onde começou seus estudos de balé. Sua carreira profissional iniciou-se na França integrando o Ballet de Marseille, de Roland Petit. Participou de festivais em Lausanne (Suíça), Veneza (Itália), Havana (Cuba) e na Gala Iberoamericana de La Danza, representando o Brasil, em Madrid (Espanha), em comemoração aos 500 Anos do Descobrimento das Américas.
Optando por continuar sua carreira no Brasil, foi Bailarina Principal do Teatro Guaíra (Curitiba-PR), da Associação de Ballet do Rio de Janeiro e em 1981, ingressou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro como Primeira Bailarina.

Entre os muitos títulos, recebeu da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro o de Embaixador da Cidade do Rio de Janeiro e da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, o de Benemérito do Estado do Rio de Janeiro. O Ministro da Cultura da República Francesa nomeou-a em 1997 “Chevalier Dans L’Ordre des Arts et des Lettres” e em 1999, o Ministério da Cultura do Brasil outorgou-lhe o Troféu Mambembe-1998, pelo reconhecimento ao conjunto do trabalho e divulgação da dança em todo o território nacional. Em 2002 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do Mérito Cultural, na classe de Comendador, por ter se distinguido por suas relevantes contribuições prestadas à Cultura no país, e em 2004 recebeu a Medalha Pedro Ernesto da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Como artista convidada dançou com importantes companhias tais como Saddler’s Wells Royal Ballet ( Londres –Inglaterra ), Ballet Nacional de Cuba e no Ballet da Ópera de Roma ( Itália).
Já se apresentou praticamente em todos os Estados do Brasil, com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro ou com Companhias e Academias de Ballet dos diferentes Estados. Levou para diversas capitais brasileiras os espetáculos “Ana Botafogo In Concert” e “Três Momentos do Amor” .
A divulgação da dança é uma preocupação constante de Ana Botafogo que leva sua arte para todos os cantos do Brasil, assim como, ministra palestras com o intuito de estimular jovens bailarinos aos encantos dessa profissão. É considerada tanto pelo público como pela crítica , uma das mais importantes bailarinas brasileiras.



2 comentários:

  1. Ela é linda!
    Quando eu tinha oito anos, assisti "A MORTE DO CISNE" que um balé Russo apresentou na cidade de Mariana. Vi tudo muito de perto. Jamais esquecerei da maior maravilha do mundo!

    ResponderExcluir