sexta-feira, 30 de novembro de 2012

AUREA HAMMERLI


Iniciou seus estudos com Juliana Yanakiewa, Bertha Rosanova, Eugenia Feodorova e na Escola de Danças do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Aperfeiçoou-se com Heloisa Vasconcellos, recebendo convite para prosseguir seus estudos em Nova York, na Harkness House of Ballet Arts.
Aos 15 anos ingressou no American Ballet Theatre (ABT). Nesta companhia, sob a direção de Lucia Chase e Mikhail Baryshnikov teve a oportunidade de trabalhar junto a grandes mitos da dança como o próprio Baryshnikov, Nureyev, Keneth Mac Millan, Anthony Tudor, Jerome Robins, Twyla Tharp, Alvin Ailey, entre outros. Neste período atuou em quase todos os ballets do repertório clássico obtendo elogios da crítica especializada.
Em 1980 ingressou por concurso no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Neste mesmo ano recebeu através de Natália Makarowa um convite para integrar a sua companhia em Nova York, como solista, tendo representado primorosamente o Brasil. Em 1981, escolhida por Marcia Haydée para dançar a estréia do ballet “Romeu e Julieta” com coreografia de John Cranko, ao lado de Richard Cragun (Ballet Stuttgart), é nomeada 1ª Bailarina, sob a direção de Dalal Achcar.
No final de 1982 ingressou no Ballet do Século XX, de Maurice Béjart, onde destacou-se em “Bakti”, “La Fleur Enchantée”, “Romeu e Julieta”, “Ce que l’amour me dit”, além de “Dances Grecques” et “Dionysos”.
Em 1985 ingressou no Ballet de Hamburgo sob a direção de John Newmeier. Nesta companhia destacou-se em papéis como “A Dama das Camélias”, “Moor’s Pavanne”, “Othelo”, revelando-se bailarina de grande dramaticidade. Este período caracterizou-se por constantes tournées com espetáculos nos principais teatros do mundo, como Metropolitan Opera House, Ópera de Paris, Scala de Milão, e Bunka Kaikan no Japão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário